domingo, 24 de maio de 2015

Agora, com os vistos!

Calma... ainda não são os nossos tão desejados vistos de residentes, não. São só os vistos de turismo por enquanto, que espero usar somente uma vez! Tínhamos planos de ir para o Canadá em agosto, fazer aquela viagem de reconhecimento que vários outros imigrantes fazem. Então em maio decidimos pedir o visto de turismo e esperar ele chegar para planejar a nossa ida para o Canadá. O processo para o visto foi bem rápido e fácil.

Entramos no site do CIC e criamos a conta, preenchemos o formulário, tiramos fotos dos passaportes e vistos para anexar junto no site. Tudo bem simples e fácil. Em 3 dias pediram nossos passaportes e duas semanas depois os vistos chegaram na nossa casa. Achei tudo muito simples, apesar de ter que mandar bastante informações, o formulário é bem detalhado para um visto de turismo e scannear todos os vistos e carimbos dos últimos anos foi trabalhoso. E o resultado está aí:


Durante essa semana, enquanto esperávamos notícias do visto, nossos amigos que estão em Montréal nos escreveram, perguntando se já tínhamos comprado as passagens, pois as passagens estavam em promoção em várias cias aéreas. Não cheguei a ver nenhuma passagem por R$900,00 como dizia na promoção, mas acabamos comprando a passagem por um preço bem bom, em torno de 30% a menos do que estávamos vendo.

Então agora com visto nas mãos e passagem comprada, vamos para o Canadá! Serão somente duas semanas para sentirmos o gostinho de como é Montréal! :)

Agora, só esperar até agosto... será que vai passar rápido??

terça-feira, 12 de maio de 2015

Documentação Processo Federal

Primeiro quero salientar que aqui não estão necessariamente as informações oficiais atualizadas, a informação do blog é baseada somente na nossa experiência de quando enviamos a documentação. Sempre entrem no site do CIC para verificar as últimas atualizações, formulários e informações necessárias para serem enviadas.

A primeira coisa que fiz foi baixar todos os formulários e ler o guia completo sobre o processo federal para Quebec Skilled Workers (Guia Q7000). No guia tem todos os detalhes do que fazer antes, durante e depois. O guia está no link (em inglês): http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/guides/EQ7TOC.asp#EQ73.

Quando eu vi todos os formulários e comecei a ler o guia, achei que era um monte de coisa, acabei me apavorando. Mas depois de ler no detalhe o guia e o que precisava, percebi que os formulários são muito mais detalhados do que os de Québec sim, você precisa contar tua vida (literalmente), no entanto é basicamente formulários, não tem tanta documentação e tradução necessária. As documentações são:

- Cópia dos passaportes (fácil)
- Certidões de nascimento (quando forem fazer para Quebec, já peçam duas);
- Certidão de casamento (idem);
- Certidão de Antecedentes Criminais (de todos países que você morou nos últimos 10 anos ou desde 18 anos de idade).
Sendo que as três últimas são necessárias a tradução se não tiverem em inglês ou francês.

Li diferentes informações em blogs sobre as certidões que eram necessárias, mas no site oficial do CIC tem toda a informação detalhada por país. Para o Brasil, foi atualizado dia 24/03/2015, informando que os certificados estaduais não serão mais aceitos, somente o certificado emitido pela polícia federal será aceito. Para a gente uma maravilha, pois é só tirar online mesmo, muito mais fácil e rápido, sem precisar de mil assinaturas e carimbos. Mais detalhes de como tirar o certificado: http://www.cic.gc.ca/english/information/security/police-cert/central-south-amer/brazil.asp.
Depois disso é traduzir e mandar!

Outra coisa que demorei para preencher foram as viagens. Como bons cidadãos do mundo que somos, já perambulamos por vários países durante esses anos e nos últimos 10 foram países que não cabiam na lista... Tive que pegar todos os passaportes antigos para ver onde fui, quando fui e quanto tempo fiquei. Devem achar que eu tenho um caso na Argentina de tanto que fui para lá entre 2005 e 2007 (!!)...

As fotos também foram bem tranquilas, chegamos no fotógrafo com todas as informações que estão no guia e ele inclusive falou que teve um outro casal alguns dias atrás que foram tirar as mesmas fotos. Temos algum vizinho que também está no processo... hehehe... Ficaram prontas na hora, foi bem fácil!

Além de termos preenchido toda documentação (na verdade comecei antes de receber a notícia do CSQ), já começamos a preparar o CV para a missão de recrutamento e para vagas no Québec. Agora é só esperar as traduções que ficam prontas quinta para enviar a documentação para o federal!



segunda-feira, 11 de maio de 2015

Eles chegaram...

Finalmente depois de uma longa semana esperando, nosso CSQ finalmente chegou....
São lindos!! Ainda mais com a observação de tratamento prioritário! :)


Agora é só pega as traduções na quinta e bora para federal!
Em breve um novo post sobre o processo federal, formulários, etc.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Nosso perfil

Como tem um monte de gente perguntando nossa pontuação e qual nossa formação, resolvi fazer um post com nosso perfil.
Lembrando que mandamos a documentação e nosso processo foi aberto em Abril/2014, então alguns pontos já mudaram para quem vai se candidatar em 2015.

E (requerente principal)

Formação: Engenharia da Computação  - 12 pontos
Escolaridade: Bacharel - 10 pontos
Experiência profissional: +48 meses - 8 pontos
Idade: até 35 anos - 16 pontos
Conhecimento de francês: B2 em compreensão oral e escrita e B1 em expressão oral - 6 pontos
Conhecimento de inglês: IELTS - Listening 7,5, Speaking 6,5, Writting e Reading 7,0 - 4 pontos

M (cônjuge)

Formação: Administração de Empresas - 2 pontos
Escolaridade: Bacharel - 3 pontos
Idade: até 35 anos - 3 pontos
Conhecimento de francês: B2 em compreensão oral e C1 em expressão oral - 5 pontos

Não temos família no Canadá/Quebec ou visitamos o Canadá, nem temos filhos. Contando com um ponto a mais do contrato de autonomia financeira, somamos 70 pontos = CSQ em casa! :)

Além disso, eu também mandei comprovação de experiência profissional e meu IELTS junto na documentação, pois antes de termos o TCF não sabíamos quem seria o requerente principal e já tinha toda documentação pronta. E estudava francês há 1 ano e se ele não tivesse B2, certamente eu seria a requerente principal.

Outro detalhe, escolhemos mandar o E como requerente principal pela formação dele dar mais pontos que a minha e termos mais chances de receber o CSQ como prioritário (ainda não sabemos, ele chega segunda!!), mas se eu fosse a requerente principal, também teríamos 70 pontos.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Envio de documentação e resposta do BIQ

O BIQ tem sido tão rápido, que eu nem tive tempo de atualizar o blog. :)

Bueno, demoramos um pouco para mandar a documentação porque uma delas era a carta do empregador. Eu não queria pedir agora essa carta, pois tenho certeza que eu teria que explicar porquê e eu achava que não era o momento. Mas tive que pedir...
Juntamos tudo, traduzimos e mandamos para o BIQ no dia 09/04 via Sedex. Tiramos uma semana de férias e fomos viajar, então nem sentimos muito o tempo passar. A documentação chegou no México dia 16/04, quando já estávamos voltando das férias.

Só quando voltei é que comecei a ler blogs das pessoas que entraram com o processo mais ou menos na mesma época que a gente, e me assustei quando li que estavam recebendo a resposta do BIQ depois de terem enviado a documentação que faltava em torno de 20-30 dias! Me apavorei!

Decidi que tinha que começar a preencher a documentação para o Federal então, para ver o que vamos precisar traduzir, o que precisamos preencher, me familiarizar com novos formulários. Baixei tudo nessa semana e comecei a ler os formulários, preencher, ir até meu passaporte e lembrar daquela viagem que fiz em 2006... E qual não foi minha surpresa que quando estava nessa vibe, o BIQ resolveu adiantar demais nossa resposta e mandar aquele tão esperando e-mail.

Estava saindo do trabalho, esperando a van para o estacionamento, abri meu celular e atualizei meus e-mails. Quando terminou de baixar no celular, vi um e-mail de Gouvernement du Que... E na hora me deu aquele frio na barriga. Claro que imaginava que a gente tinha pontos suficientes para receber o CSQ em casa, mas sempre existe uma apreensão. Abri correndo, li muito rápido só entendendo que eles tinham emitido nosso CSQ. Nossa que alegria! Queria rir, chorar, dar um berro, mas olhei para o lado e vi que estava rodeada de colegas de trabalho e não podia fazer nada disso.

Liguei na hora para o marido, ele ainda não tinha visto o e-mail. Agora é só mandar buscar my precious...