segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Seguro Saúde

Todos que estão no processo de Québec devem saber que precisamos de um seguro médico para os primeiros 3 meses que chegarmos, até termos o seguro do governo. Única exceção é se a mulher for para o Canadá grávida, aí desde o primeiro dia ela já tem cobertura pelo seguro de saúde do governo.

Tenho pesquisado bastante, mas até agora não decidi qual é a melhor opção para contratar. Até porque, além da diferença de preço, e importante termos informação de pessoas que tiveram que usar o seguro, como foi, se ele funciona via reembolso ou tem clínicas conveniadas que o seguro paga diretamente, valor da cobertura, enfim...

Por isso resolvi compartilhas uma reportagem bem interessante do Melhores Destinos sobre seguro viagem, se quiserem dar uma olhada na pesquisa, só clicar aqui.



sábado, 28 de novembro de 2015

Transferência para Desjardins

Salut!

Hoje fizeram mais perguntas sobre a transferência de dinheiro para o Desjardins, taxas, etc., então resolvi escrever um pouco mais sobre a minha decisão de abrir a conta no Canadá e também sobre o processo de transferência internacional.

Eu decidi abrir uma conta pois essa é a maneira mais prática que eu vi de levar meu dinheiro para o Canadá. No começo do processo, pensei até em abrir uma conta no HSBC e transferir por eles, mas vi tantos relatos de demoras que pensei que o serviço do banco não era muito bom. Comecei a pesquisar alternativas de contas no exterior e a abertura da conta ainda no Brasil em um banco canadense me pareceu a coisa mais certa de se fazer, até porque posso tranquilamente fazer transferência internacional sem pagar taxa pelo meu banco.

O Desjardins foi o único banco que encontrei que aceitava a abertura de conta. Li bastante, entrei em contato com eles e a abertura de conta foi super tranquila. Já tinha preenchido todos formulários online antes de ter o visto, pois tinha lido que eles aceitavam a abertura de conta só com o CSQ. Quando enviei o e-mail com os documentos, a resposta foi bem clara:

Cependant afin de procédé à l’ouverture de compte, nous aurions besoin de connaitre :
·         Pour le statut résident permanent: la confirmation de résidence permanente ou la carte de résidence permanente
·         Pour le statut  étudiant: le permis d'étude
·         Pour les statuts travailleurs temporaires et les permis vacances travail: le permis de travail ou tout autre document émis par le gouvernement du Canada (fédéral)

* Veuillez prendre note que le CAQ/ CSQ n'est pas une pièce valide pour l'ouverture de compte.

Quando recebi o visto, mandei cópias novamente para o Desjardins e eles abriram a conta dentro dos 5 dias úteis que eles falam (no meu caso foram em 3!), como conto aqui. O processo em si está todo descrito no site, é rápido e simples.

Uma vez aberta a conta, eles mandam um e-mail com a informação do seu número do conta, o código SWIFT (necessário para transferências internacionais), informando que até a abertura oficial da conta só pode ser transferido até 30 mil CAD e que duas semanas antes de chegar no Canadá, devemos entrar em contato por e-mail ou telefone par agendar o rendez-vous e eles terem tempo de preparar a documentação e o cartão de débito. Além disso, eles avisam que cobram CAD$10,00 por transferência recebida.

Uma vez aberta a conta, fui testar a transferência. Claro que isso vai depender muito de banco para banco, mas não tenho o que reclamar do meu. Não pago taxa para transferências internacionais e essa é agora a maior vantagem.

A transferência é simples, pode ser feita no internet banking ou via app no celular também. São necessários somente o número da conta do Desjardins e o SWIFT. Coloca o valor, no caso do meu banco posso escolher CAD direto, et voilá... transferência feita! O meu banco passou a informação que o limite para transferência é USD 3.000 por mês e utilizei como opção envio de recurso para o exterior para manutenção de residente, que não exige mais nenhuma documentação extra. Claro que imagino que algumas coisas sobre a transferência seja particular de cada banco, mas no meu caso, foi muito simples.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Finalizada a conta no Desjardins

Um post rápido só para informar que foi super rápido e tranquilo a abertura da conta, entraram em contato hoje (tinham pedido 5 dias úteis) informando nosso número de conta.
Amanhã já vou testar a transferência para lá! :)


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Abertura de conta Desjardins

Salut!

Cada dia agora é dia de fazer alguma coisa sobre/para a mudança para o Canadá. Hoje,com o visto em mãos, acabei mandando a documentação para abertura de conta no Desjardins.

Já li vários comentários sobre o banco, não acho que ele seja o melhor banco em Quebec, mas é o único que dá a possibilidade de transferir nosso dinheiro antes de estar no Canadá (pelo menos não achei outra opção).

Bueno, eu entrei em contato com o Desjardins depois de ter recebido o CSQ, pois li em algum lugar que eles aceitavam a abertura de conta antes mesmo de termos o visto. Isso foi em Julho mais ou menos. Preenchi o formulário no site e mandei os documentos que eles pediam (passaporte, etc.) junto com o CSQ e a resposta deles foi que o CSQ não era suficiente para abrir a conta, que eu precisaria do visto. Respondi que eu estava aguardando o visto ainda e que assim que tivesse resposta, entraria em contato novamente.

Hoje, então, mandei novamente as cópias de passaporte com os vistos. A resposta foi que em 5 dias úteis terei a resposta.

Para quem tiver interesse, o link direto para nouveaux arrivants aqui. Até agora tudo muito simples e rápido. Semana que vem conto melhor como foi a finalização da abertura da conta.


Enfin! The end... ou o começo?

Depois de mais de 600 dias de termos depositados vários sonhos e expectativas de uma nova vida naquele envelope que foi para o México, finalmente recebemos o que todo mundo que entra nessa jornada espera alcançar: os famosos vistos de residente!

A semana foi conturbada e com a expectativa que os vistos chegariam na quarta. E não foi diferente. Depois de ter mudado o status no CIC para Decision Made na semana passada, a expectativa de ter os passaportes em mãos encheu meus dias e não conseguia mais pensa em outra coisa. Ontem eles chegaram.

A nossa vida está um turbilhão entre voltar para a casa dos meus pais, colocar o apartamento a venda, vender o que não vamos conseguir levar, receber o visto, trabalho puxado nesse último mês, que nem tenho tido muito tempo de escrever.

Agora é seguir com a arrumação das caixas, abertura de conta, compra das passagens, etc. Vou colocar aqui o resto dessa Saga até chegar em terras canadenses.

Só tenho uma coisa para dizer: VALEU A PENA!



domingo, 1 de novembro de 2015

Como eu me apaixonei por Montreal

Em agosto fomos passar nossas férias no Canadá. A ideia era conhecer Montreal e Quebec, passear pelas duas cidades, ter ideias de onde morar, preços de aluguel, comida, etc. Claro que aproveitamos muito nossos amigos que já moram lá, mas também me encantei por Montreal e tive certeza que é lá que quero morar.

Montreal







Quebec














Agora parece que vai...

Nos últimos 15 dias muitas notícias nos alegraram a vida. A principal delas foi o pedido de exames médicos e passaportes.

Nem acredito, começaram a chamar as pessoas que tiveram o processo aberto um pouco antes do nosso (um ou dois meses) e acabei ficando muito ansiosa até nos chamarem. Mas não demorou muito não, tanto que nem tive tempo de escrever como foi tudo.

Os dois e-mails de exames médicos e passaporte vieram juntos na segunda dia 19/10. Conseguimos marcar médico na sexta mesmo. A consulta foi bem simples. O médico perguntou por histórico de tuberculose, hepatite, diabete, problemas cardíacos, cirurgias e transfusão de sangue. Depois disso, perguntou peso e altura, mediu a pressão, escutou coração e pulmão, fez exame de visão e um outro que parecia de vertigem. Saindo do médico, fomos fazer o exame de sangue e urina. Foi super tranquilo e rápido, com o único inconveniente que o exame de urina é assistido. Como não conseguimos fazer o raio X no mesmo dia, fomos no sábado. Fora o problema de imprimir os formulários (que não tínhamos porque não avisaram que precisava levar), foi tudo super rápido.

Aproveitei também para renovar meu passaporte no mesmo dia. Ele ficou pronto quinta (dia 29), em menos de uma semana (polícia federal super agilizada!!) e sexta mandamos os passaportes para o consulado. O e-cas já atualizou com a informação que receberam os exames médicos.

Agora acho que começa a parte mais difícil, aquela que a ficha cai que estamos indo embora de verdade! Inclusive começamos a colocar algumas coisas que não queremos mais para vender! :)
É muita felicidade, só temos que esperar os vistos chegarem!!