quinta-feira, 14 de abril de 2016

Histórico de crédito canadense

Mesmo antes de vir para o Canadá, eu já tinha lido bastante sobre a necessidade de formar um bom histórico de crédito e dificuldade que novos imigrantes tinham em conseguir algumas coisas (cartões de crédito, aluguéis, etc.) sem tem um histórico.

Vou dizer que com amigos aqui que compraram apartamento recentemente é muito bom ter a visão do que eles passaram. Acho que a experiência deles só nos agiliza alguns processos para a gente, assim não precisamos passar por todo sacrifício.

Assim como no Brasil, o histórico de crédito basicamente diz que você é um bom pagador. Mas para isso, você precisa de crédito. E aí se entra em um círculo vicioso para um novo imigrante, como você pode demonstrar se é um bom pagador se não tem crédito, e como você consegue crédito se não consegue demonstrar que é um bom pagador?

Por isso, o conselho que eu dou para quem está chegando no Canadá é, se seu banco lhe der um cartão de crédito, aceite, nem que seja com um limite de $200. E use, porque não adianta pegar e não usar. Assim, vocês conseguem construir o histórico de crédito de vocês.

E por que isso é importante? Porque com isso vocês sempre terão taxas de juros mais baixas, por exemplo, se você tiver que passar por uma análise de crédito para um aluguel, você terá um histórico de crédito, quando você quiser comprar sua casa no Canadá, terá melhores juros. Afinal, acho que o plano de todos que estão fazendo o processo de imigração é vir para ficar, né?

Eu vou dar meu testemunho sobre o Desjardins e como eu realmente acredito que eles ajudam os novos imigrantes (já ouvi que o RBC também tem tudo isso!). Chegamos lá com o NAS recém feitos, nossas contas foram abertas e tal e no final ela nos perguntou se queríamos um cartão de crédito. Nos explicou como era importante usar e pagar ele em dia, os juros dos cartões (que também são absurdos aqui!), enfim, nada que um brasileiro não esteja acostumado. Falamos que sim, ela nos deu um folder com as diferentes opções. Decidimos pegar o básico do básico, aquele que não se paga nada, mas também não te oferece muita coisa. Pedimos um cartão para cada e na hora não sabíamos o valor do crédito, até porque em aprova não é o banco. Mas eles acabaram sendo $500 dólares em cada cartão, o que eu acho que está excelente.

Fomos orientados por um consultor financeiro que é bom não usar todo o limite de crédito e não tentar pagar antes do vencimento ele, assim não parece que você está desesperado por crédito. Além disso, ele recomendou quando for fazer empréstimo (seja financiamento, seja outro) não ir atrás de todos bancos e financeiras, até porque isso fica no teu histórico e parece que você está desesperado por crédito. Então fica a dica, que nem é minha! :)

Ah! E para aqueles que querem saber quanto custou a brincadeira de ter uma consultoria financeira, foi nada! Super recomendo o serviço, quem tiver interesse, me avise!

5 comentários:

  1. Obrigada pelas informações. Tenho consultado desde a fase que você fez o TCF. rsrsrs... Boa sorte na nova fase.
    -Keila-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keila,
      Muito legal saber que tem gente que acompanha o blog desde o começo! :)
      Estamos muito felizes aqui no Canadá, está sendo a realização de um sonho! Obrigada!

      Excluir
  2. Estou vendo a possibilidade de abrir a conta no desjardins também. Sabe se tem algum outro banco que podemos abrir a conta aqui do Brasil so com o csq? E o que ta achando do banco? Compensa as transferencias de Real/Cad? Vi que a taxa por transferencia fica entre 5 a 50 cad. Lembra quanto vocês pagavam? Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Estou vendo a possibilidade de abrir a conta no desjardins também. Sabe se tem algum outro banco que podemos abrir a conta aqui do Brasil so com o csq? E o que ta achando do banco? Compensa as transferencias de Real/Cad? Vi que a taxa por transferencia fica entre 5 a 50 cad. Lembra quanto vocês pagavam? Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Nenhum banco canadense abre conta somente com o CSQ, todos pedem teu visto. Os únicos dois que sei que abrem antes de estar no Canadá são o Desjardins e o RBC. Tentei abrir no RBC ainda no Brasil via chat, mas não consegui.
    Para mim, é a melhor opção para trazer dinheiro, fazendo transferência.
    As taxas dependem do banco, no Desjardins eles cobram $10 para receber dinheiro do exterior, independente do valor.

    ResponderExcluir