sexta-feira, 1 de maio de 2015

Envio de documentação e resposta do BIQ

O BIQ tem sido tão rápido, que eu nem tive tempo de atualizar o blog. :)

Bueno, demoramos um pouco para mandar a documentação porque uma delas era a carta do empregador. Eu não queria pedir agora essa carta, pois tenho certeza que eu teria que explicar porquê e eu achava que não era o momento. Mas tive que pedir...
Juntamos tudo, traduzimos e mandamos para o BIQ no dia 09/04 via Sedex. Tiramos uma semana de férias e fomos viajar, então nem sentimos muito o tempo passar. A documentação chegou no México dia 16/04, quando já estávamos voltando das férias.

Só quando voltei é que comecei a ler blogs das pessoas que entraram com o processo mais ou menos na mesma época que a gente, e me assustei quando li que estavam recebendo a resposta do BIQ depois de terem enviado a documentação que faltava em torno de 20-30 dias! Me apavorei!

Decidi que tinha que começar a preencher a documentação para o Federal então, para ver o que vamos precisar traduzir, o que precisamos preencher, me familiarizar com novos formulários. Baixei tudo nessa semana e comecei a ler os formulários, preencher, ir até meu passaporte e lembrar daquela viagem que fiz em 2006... E qual não foi minha surpresa que quando estava nessa vibe, o BIQ resolveu adiantar demais nossa resposta e mandar aquele tão esperando e-mail.

Estava saindo do trabalho, esperando a van para o estacionamento, abri meu celular e atualizei meus e-mails. Quando terminou de baixar no celular, vi um e-mail de Gouvernement du Que... E na hora me deu aquele frio na barriga. Claro que imaginava que a gente tinha pontos suficientes para receber o CSQ em casa, mas sempre existe uma apreensão. Abri correndo, li muito rápido só entendendo que eles tinham emitido nosso CSQ. Nossa que alegria! Queria rir, chorar, dar um berro, mas olhei para o lado e vi que estava rodeada de colegas de trabalho e não podia fazer nada disso.

Liguei na hora para o marido, ele ainda não tinha visto o e-mail. Agora é só mandar buscar my precious...

10 comentários:

  1. Oi. Parabéns pelo CSQ.
    Também estou aguardando a resposta do BIQ.
    Vc tinha quantos pontos?
    Um abraço.
    Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,

      Obrigada! Se eles consideraram todo os pontos que eu calculei, 70 pontos.
      Quando você mandou sua documentação?
      Abraço

      Excluir
  2. Uau gente! Que bacana!

    Parabéns pela conquista do CSQ!

    No nosso caso, estudamos francês por 2 anos para poder aplicarmos pelo Québec mas infelizmente as regras mudaram tanto no meio do caminho que acabamos "desistindo" do Canadá por um tempo (3 meses... rsrs).

    Fizemos uma consulta com a Maria João e aplicamos pelo Federal Self Employed. Resultado: em 6 meses estávamos com o visto nas mãos!!!

    Se quiserem conhecer nossa história, acessem nosso blog www.serracanadense.tumblr.com

    Grande abraço e à bientôt!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Serra Canadense!
      Obrigada!
      Sei bem dessas mudanças, também tivemos que alterar um pouco nossos planos devido o nível de francês do marido. Ainda bem que ele conseguiu B2 em um ano de aula particular e pontos suficientes, pois nossa ideia sempre foi Quebec.

      Já tinha lido o blog de vocês, inclusive li o post sobre deixar o cachorrinho de vocês. Nós pretendemos levar o nosso que também adotamos aqui no Brasil. Espero que ele se adapte a neve! :)

      Boa sorte para vocês também! Nos vemos no Canadá!

      Excluir
  3. ola..comecei a pesquisar sobre o processo de imigração...e algumas pessoas me falaram que os documentos agora são para mandar pra montreal...outras falam que são para o mexico.....desculpa...mais ainda estou meio perdida....
    meu nome e thays
    tataseabra@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando enviamos era pelo México, mas para este ano foi mudado e está tudo em Montreal.

      Verifica no site do BIQ: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/mexico/novidade4.html

      Excluir
  4. Que notícia ótima!!
    Desculpe perguntar, mas quais as profissões de vocês? Quantos pontos vocês conseguiram?
    Parabéns mais uma vez, agora é preparar para a federal :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Les Saints,
      Escrevi um post sobre nosso perfil e a pontuação que a gente calculou quando enviamos nossa documentação.
      Espero ter ajudado!
      Só estamos esperando o CSQ chegar para enviar tudo para o federal!
      Abraços

      Excluir