sábado, 28 de novembro de 2015

Transferência para Desjardins

Salut!

Hoje fizeram mais perguntas sobre a transferência de dinheiro para o Desjardins, taxas, etc., então resolvi escrever um pouco mais sobre a minha decisão de abrir a conta no Canadá e também sobre o processo de transferência internacional.

Eu decidi abrir uma conta pois essa é a maneira mais prática que eu vi de levar meu dinheiro para o Canadá. No começo do processo, pensei até em abrir uma conta no HSBC e transferir por eles, mas vi tantos relatos de demoras que pensei que o serviço do banco não era muito bom. Comecei a pesquisar alternativas de contas no exterior e a abertura da conta ainda no Brasil em um banco canadense me pareceu a coisa mais certa de se fazer, até porque posso tranquilamente fazer transferência internacional sem pagar taxa pelo meu banco.

O Desjardins foi o único banco que encontrei que aceitava a abertura de conta. Li bastante, entrei em contato com eles e a abertura de conta foi super tranquila. Já tinha preenchido todos formulários online antes de ter o visto, pois tinha lido que eles aceitavam a abertura de conta só com o CSQ. Quando enviei o e-mail com os documentos, a resposta foi bem clara:

Cependant afin de procédé à l’ouverture de compte, nous aurions besoin de connaitre :
·         Pour le statut résident permanent: la confirmation de résidence permanente ou la carte de résidence permanente
·         Pour le statut  étudiant: le permis d'étude
·         Pour les statuts travailleurs temporaires et les permis vacances travail: le permis de travail ou tout autre document émis par le gouvernement du Canada (fédéral)

* Veuillez prendre note que le CAQ/ CSQ n'est pas une pièce valide pour l'ouverture de compte.

Quando recebi o visto, mandei cópias novamente para o Desjardins e eles abriram a conta dentro dos 5 dias úteis que eles falam (no meu caso foram em 3!), como conto aqui. O processo em si está todo descrito no site, é rápido e simples.

Uma vez aberta a conta, eles mandam um e-mail com a informação do seu número do conta, o código SWIFT (necessário para transferências internacionais), informando que até a abertura oficial da conta só pode ser transferido até 30 mil CAD e que duas semanas antes de chegar no Canadá, devemos entrar em contato por e-mail ou telefone par agendar o rendez-vous e eles terem tempo de preparar a documentação e o cartão de débito. Além disso, eles avisam que cobram CAD$10,00 por transferência recebida.

Uma vez aberta a conta, fui testar a transferência. Claro que isso vai depender muito de banco para banco, mas não tenho o que reclamar do meu. Não pago taxa para transferências internacionais e essa é agora a maior vantagem.

A transferência é simples, pode ser feita no internet banking ou via app no celular também. São necessários somente o número da conta do Desjardins e o SWIFT. Coloca o valor, no caso do meu banco posso escolher CAD direto, et voilá... transferência feita! O meu banco passou a informação que o limite para transferência é USD 3.000 por mês e utilizei como opção envio de recurso para o exterior para manutenção de residente, que não exige mais nenhuma documentação extra. Claro que imagino que algumas coisas sobre a transferência seja particular de cada banco, mas no meu caso, foi muito simples.

8 comentários:

  1. Olá,
    Comecei a acompanhar seu blog há umas 2 semanas pois também estou no final do meu processo de imigração via Quebec. Parabéns pelo blog!! Muito informativo e direto!!
    Como também vou levar todas as minhas economias para o Canadá, gostaria de saber se o dinheiro chegou no mesmo dia? E se existe taxa de cambio ou você pagou a cotação do dólar comercial do dia??
    E caso queira transferir o valor máximo (CAD$ 30,000) é muito complicado?? O banco daqui do Brasil e o Desjardins exigem quais documentos?
    Agradeço a atenção desde já. E boa sorte nas próximas etapas da imigração.
    S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi S.
      Fico feliz que meu blog esteja ajudando alguém! A previsão de chegada é 2 dias pelo que meu banco informou, mas como não tenho internet banking nem nada para confirmar o recebimento no Desjardins, não posso te confirmar ao certo quando chegou.
      A taxa de câmbio foi o valor do dólar comercial (CAD mesmo). No meu caso, pelo tipo de conta que tenho não pago taxas, mas o melhor é confirmar com teu banco se o tipo de conta para alguma outra taxa. Lembrando que o Desjardins cobra CAD$10,00 para cada transferência que eles recebem.
      Não sei como seria a transferência dos 30mil. O Desjardins pelo que sei não exige nenhum outro documento, mas teu banco no Brasil vá querer ver IR ou a origem desse valor. Como falei no post, usei a opção de envio de recurso para manutenção de residente, nessa opção eles não exigem mais nenhum documento, mas para outros tipos eu vi que eles pedem IR, comprovante de pagamento, etc. Acho que o ideal é confirmar com o gerente da conta, ou tentar simular no site do banco.
      Boa sorte para nós! :)

      Excluir
  2. Bacana!!!! Obrigado por compartilhar a experiência de abertura de conta. Estava pesquisando esses dias atrás e decidi pelo Desjardins também. Não sei se é a melhor mas com certeza é a mais prática para novos imigrantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, achei uma boa opção sim com o fim do HSBC, está sendo bem prático!

      Excluir
  3. Olá

    Muito obrigado pelas informações e pelos posts, estão sendo mto uteis para mim.
    Também vou me mudar em breve, estou travado na parte de transferência de dinheiro. Tambem abri uma conta no Desjardins, mas achei os valores cobrados pelos bancos brasileiros para enviar a remessa um absurdo, estou pesquisando com as corretoras de cambio.
    Qual banco vocês estão utilizando para enviar dimdim?

    Muito obrigado e boa sorte nessa nova jornada!!

    R.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu utilizo o Itaú e pelo tipo de conta que tenho, não pago taxa. Por isso tem valido a pena!
    Boa sorte para vc também!

    ResponderExcluir
  5. Ola, fiz algumas perguntas em outros posts, mas você respondeu neste ehehe Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Ola, fiz algumas perguntas em outros posts, mas você respondeu neste ehehe Valeu!

    ResponderExcluir